Para muitos, dia 08 de Março é apenas mais um dia para homenagear as mulheres com flores. Mas, ao contrário do que a maioria acredita, essa é uma data comemorativa diferente das outras. Você sabia que o dia internacional da mulher não foi criada para o comércio? Nesse artigo você vai descobrir um pouco da história desse dia, dos verdadeiros motivos por trás dessa data.
Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, e intitulado como Dia Internacional da Mulher, era uma data celebrada no início do século XX, como principal foco de comemoração os direitos trabalhistas.
Algumas mulheres que trabalhavam nas fábricas dos Estados Unidos e alguns países da Europa, se uniram afim de reivindicar seus direitos, que eram de longe muito piores do que dos homens daquela época.
A origem da data
Muitos acreditam que a origem do dia 08 de Março ser considerado o Dia internacional da Mulher, tem relação ao fato ocorrido no Brasil em 25 de Março de 1911, quando houve um incêndio na Campanhia de Blusas Triagle. Nesse dia 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres, e 21 homens.
Entretanto, a escolha da data tem explicação histórica, de um período anterior ao ocorrido acima. Começou com uma passeata de mulheres, em Nova York, no dia 26 de Fevereiro de 1909. Nesse dia os protestos estavam direcionados mais pelo direito do voto, porém, protestavam também por melhores condições de trabalho. Foram cerca de 15 mil mulheres que saíram as ruas da cidade naquele dia, marchando por melhores condições. Ali teria sido celebrado o primeiro Dia Internacional da Mulher. Enquanto isso, na Europa também crescia o movimento nas fábricas.
A Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialista
Em Agosto de 1910, Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação de uma jornada com várias manifestações.
A proposta de Zetkin apresentava que houvesse uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, sem determinar o dia exato. Todavia, foi em 19 de Março de 1911, celebrado o primeiro dia oficial da mulher.
O dia internacional da mulher
Pelo antigo calendário Russo, em 23 de Fevereiro de 1917, houve um marco muito importante do movimento, um grupo de operárias saíram as ruas para protestarem contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Esse movimento foi o pontapé inicial para a Revolução Russa. Mas, oi somente em 1918, que os soviéticos adotariam 08 de Março – no calendário gregoriano usado pela maioria dos países, como uma celebração da “mulher heroica e trabalhadora”.
A oficialização
O chamado Dia Internacional da Mulher foi oficializado somente em 1975, ano em que foi intitulado pela ONU (Organização das Nações Unidas), como “Ano Internacional da Mulher”. Um período para que fosse lembrado das suas conquistas políticas e sociais.
O dia 08 de Março é considerado feriado nacional em vários países, inclusive no Brasil. Aqui, as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, pois muitos homens costumam presentear suas amadas com flores no momento.
O mês da mulher no CEVISA
Por falar em presentes, que tal você, marido, filho ou namorado, presentear sua amada com uma semana no CEVISA? O mês de março é voltado especialmente para as mulheres, com atividades, paletras e muito mais!
Todo dia é da mulher
A eficiência e destreza das mulheres no passado, levou as mulheres de hoje a conquistarem espaços, ganhar respeito e sonhar mais. hoje a mulher está presente em tudo, e essa presença se multiplica em cada conquista.
Nós, da equipe do CEVISA, desejamos a você mulher um feliz dia! Que você possa comemorá-lo todos os dias, afinal, todo dia é dia da mulher!