Doença do refluxo gastroesofágico tem total relação com alimentação, tanto no tipo de alimentos , na quantidade , na combinação dos mesmos, horários de refeição e também como é feita a mastigação se muito rápida ou devagar.
Na grande maioria dos casos não precisa de nenhuma medicação, somente com a correção de hábitos alimentares o refluxo melhora muito.
Segue algumas orientações:
- Evite- Lacticínios e derivados, cafeína, alimentos muito condimentados de temperos, pimenta, refrigerantes, sucos industrializados ou com açúcar, bebidas alcoólicas, frituras, doces em geral incluindo bolos, tortas, sorvetes, e chocolates.
- Coma devagar – mastigue bem os alimentos.
- Não deitar ou reclinar a cabeça após uma refeição , aguardar pelo menos 2 horas.
- Não ingerir líquidos nas refeições.
- Não comer em grandes quantidades em uma mesma refeição, principalmente a noite comer o mais cedo possível e refeições leves.
- Suco de batata, chás de funcho, camomila, sávia, hortelã, são bons para problemas digestivos, e podem ser tomado nos intervalos das refeições.
A medicação para aliviar o refluxo diminui absorção de vitamina b12, entre outros efeitos colaterais. Não é recomendável fazer o uso contínuo. O ideal é realmente mudar os hábitos alimentares.