Muita gente não abre mão do seu jogo de futebol com os amigos ou daquele vôleizinho de praia no final de semana. Porém, apesar de serem atividades agradáveis e benéficas, os atletas casuais correm muito mais riscos de sofrerem lesões, seja você um atleta profissional ou não.
Geralmente, os corpos não estão adaptados para aquele tipo de esforço e, muitas vezes, um giro mais forte ou um pulo mal dado viram lesões musculares, ligamentares e até fraturas.
Mas existem maneiras de reduzir esses riscos e de conseguir se divertir com segurança. Tomando os cuidados certos até os atletas de fim de semana poderão fazer os seus pontos e os seus gols sem medo.
Quer descobrir quais são? Nesse artigo, vamos mostrar para vocês algumas dicas que você deve levar em consideração ao praticar qualquer atividade física, seja você um atleta profissional, ou não. Então continue a leitura!
4 Cuidados que todo atleta deve ter com a saúde
1- Marque uma consulta com seu médico
Primeiro e mais importante de tudo, especialmente se você é um atleta de final de semana, faça um check-up! Isso é essencial. O ideal é buscar por um cardiologista e por um ortopedista para fazer uma avaliação dos seus sistemas cardiorrespiratório e ortopédico.
Dessa forma, você poderá praticar os seus exercícios com maior segurança e evitar lesões que podem ser limitantes, dolorosas, permanentes ou irreversíveis! É melhor prevenir.
2- Faça pequenos aquecimentos
É muito importante aquecer antes de começar as suas atividades físicas. Isso eleva a temperatura corporal e deixa o seu músculo mais preparado para o que for exigido dele.
A melhor notícia é que você nem precisa fazer durante muito tempo, bastando executá-lo corretamente. Dependendo da atividade que for realizar e do seu preparo, cinco a dez minutos serão suficientes.
Comece de maneira lenta e vá acelerando ao poucos, gradualmente. Uma leve caminhada por alguns minutos, seguida de um ritmo mais acelerado como o trote é um bom início! Polichinelos são indicados também.
O próximo passo seria fazer movimentos que simulem o que você vai jogar: se é futebol, faça arranques e giros, chute a bola. Se é vôlei, treine manchetes e cortadas. Isso vale para qualquer esporte.
3- Pratique alongamentos
Muita gente contesta a importância do alongamento antes da atividade física, mas fato é que ser flexível previne diversos tipos de dores e de lesões. Uma boa elasticidade faz com que os seus tendões, os seus músculos e os seus ligamentos tenham chances menores de lesão, além de permitir que você execute movimentos mais amplos sem tantos problemas!
Mas, para isso, é preciso ter prática diária. Portanto, inicie de forma gradual e vá aumentando o alongamento, sem forçar o seu limiar de dor. Foque em posterior de coxa, lombar, membros superiores e pescoço. Se você puder entrar em uma aula de pilates ou de yoga, os ganhos serão ainda maiores. No final das contas, você vai perceber que até atletas profissionais fazem isso, então não marque bobeira.
4- Matenha uma dieta saudável
Quarta dica e a mais importante, manter uma dieta saudável é fundamental para os atletas de final de semana. Além de dar a energia necessária para praticar os exercícios físicos, ficar dentro do peso ideal é muito importante para evitar lesões.
Antes da prática, o ideal é um prato com carboidratos de boas fontes, como alimentos integrais, verduras, legumes e frutas. Depois, uma boa combinação de carboidratos com proteínas, para restaurar os músculos.
Lembre-se: tudo com moderação!
Com essas dicas, você pode fazer o seu esporte de final de semana tendo pouquíssimas chances de se machucar. Concorda que é muito melhor tomar cuidado e prevenir-se, do que se machucar e ter que ficar meses de molho sem fazer o que mais ama?