Os hormônios são substâncias produzidas pelo organismo : Glândulas endócrinas, neurônios ou órgãos , estes atuam dentro das células, permitindo o transporte de informações entre elas ou até mesmo regulando determinadas funções corporais. A circulação dos hormônios se dá por meio da corrente sanguínea , sendo possível realizar a dosagem dos mais variados hormônios para avaliar possíveis desequilíbrio no metabolismo.
Uma variedade de hormônios são produzidos dentro do nosso sistema e cada um tem sua finalidade, sendo todos de extrema importância para o correto funcionamento do corpo humano.
As principais funções dos hormônios são: manter os órgãos funcionando com equilíbrio, interação entre os diversas sistemas do corpo humano, fazem parte do sistema reprodutivo, atuam no crescimento, auxiliam nos processos metabólicos como também na regeneração das celular. Para termos todas funções hormonais atuando de forma efetiva é fundamental que não tenhamos nenhum distúrbio hormonal.
Nas mulheres , uma maneira de identificar se está tendo alguma alteração nos hormônios femininos é observar como está funcionando seu ciclo menstrual:
A maior parte das pacientes com distúrbios hormonais apresentam ciclos menstruais irregulares:
Fique de olho em:
- Ausência de menstruação
- Sangramento uterino irregular – ciclos mais curtos e mais longos
- Alteração no fluxo
- TPM forte
- Acne e oleosidade
- Aumento de pelos corporais em locais não comuns
- Queda de cabelo
- Aumento de sensibilidade nas mamas
- Retenção de líquidos e edemas
- Alterações de peso
- Dor de cabeça
- Ansiedade, depressão e desiquilíbrios emocionais
- Fadiga intensa
Principais hormônios femininos:
Estrogênio:
Promove o desenvolvimento puberal, surgimento de caracteres sexuais secundários da mulher e atua na expansão da massa óssea e muscular.
Sintomas de excesso: sensibilidade nas mamas, dor de cabeça, risco de trombose e outros sintomas digestivos.
Sintomas de falta: insônia, queda de cabelo, fogachos, pele ressecada.
Progesterona:
Prepara o endometrial na embriogênese e na viabilidade da gestação e regula o ciclo menstrual.
Excesso de progesterona: retenção de líquidos, tensão pré menstrual, humor depressivo, dores articulares, alterações intestinais.
Deficiência de progesterona: Infertilidade, irregularidade do ciclo menstrual, maior risco para aborto.
Testosterona:
É o principal hormônio masculino, porém a mulher também produz este hormônio em quantidade bem menor, o mesmo é fundamental para a saúde sexual da mulher .
Excesso de testosterona: Oleosidade na pele, acne, aumento da pilificação, queda de cabelo, alteração no timbre de voz.
Deficiência de testosterona: Alteração na libido , desejo sexual hipoativo, perda de massa muscular, distúrbios no sono, fadiga excessiva, aumento nas taxas de gordura corporal.
Se você mulher está identificando alguma destas alterações procure um (a) endocrinologista para avaliar você clinica e fisicamente, fazer uma dosagem dos seus hormônios, poder auxilia-lá a reencontrar seu equilíbrio hormonal e ter uma vida com mais qualidade.