Se você tem alergias, asma ou outros problemas respiratórios, entende que é importante ter uma maior compreensão sobre as causas e os tratamentos mais eficazes. Nesse artigo, você vai encontrar alguns problemas respiratórios mais comuns, as suas causas, como identifica-los, e um mini guia de tratamentos.
Com a chegada do frio, é muito comum ter uma certa dificuldade ao respirar. Aliás, algumas doenças, como: gripe ou resfriado sempre aparecem com essas mudanças na temperatura
Grande parte dos problemas respiratórios são crônicos ou de longo prazo. Para estes problemas podemos listar os mais comuns, como: sinusite crônica, alergias e asma. Os sintomas podem facilmente serem detectados, como congestão nasal, coriza, coceira nos olhos, congestão no peito, tosse, chiado no peito, respiração difícil e respiração superficial. Algumas pessoas possuem um pouco de dificuldade em respirar quando ficam resfriadas. Outras têm dificuldade para respirar por causa de eventuais crises de rinite/ sinusite, o que pode agravar muito em períodos mais frios.
A via nasal é um dos principais caminhos percorridos pelos vírus e alérgenos para chegar até os pulmões, gerando uma série de problemas respiratórios causados, por exemplo, por uma inflamação na mucosa nasal, o que pode contribuir para ataques de asma.
Como determinar a causa de problemas respiratórios? É o que vamos ver a seguir:
Existem vários testes de alergia que o profissional médico pode usar para descobrir se você é alérgico, o que pode ajudar a identificar se você possui algum problema respiratório e a causa do mesmo. Quer saber quais são? Continue a leitura.
Os médicos realizam exames físico para poder diagnosticar um problema respiratório, além de analisar o histórico familiar do paciente. Somado isso, irá realizar testes específicos como a espirometria, metacolina e testes de função pulmonar, frequentemente utilizado para avaliar situação de pessoas com asma.
O médico utiliza de uma seringa para a injeção de extrato de alérgeno diretamente sob a pele.
Esse teste mede a quantidade e velocidade do ar que o seu pulmão consegue jogar para fora. Este teste de respiração tem como principal objetivo determinar a quantidade de obstrução das vias respiratórias.
Ajuda a estabelecer um diagnóstico de asma
Após a realização dos testes de alergia, o médico é capaz de diagnosticar a causa dos seus problemas respiratórios, e tratar os sintomas de uma maneira mais eficaz. Cada um de nós somos diferentes e, um método de tratamento específico que funciona para uma pessoa pode não ser o correto para o seu problema. Por isso, um diagnóstico preciso é importante para que você possa tratar e prevenir problemas respiratórios. Logo, se você tiver sintomas de um ou mais dos problemas respiratórios comuns consulte o seu médico imediatamente para um diagnóstico preciso.
Você sabia que o CEVISA possui um ambulatório totalmente equipado, com ferramentas modernas e de alta tecnologia? Não? Pois, se você está com alguma dificuldade respiratória, agende uma consulta conosco. O CEVISA conta com o apoio da Dra Paula Santana.
Ligue para (19) 3858-5918, e agende agora sua consulta.
O excesso de peso corporal vem se tornando um problema cada vez maior na vida…
Parecia que estava tudo bem até finalmente conferir os resultados dos exames laboratoriais e seu…
Seja para fazer as atividades domésticas, caminhar, dirigir, carregar peso e, especialmente, durante o trabalho,…
Excesso de atividades diárias, de trabalho, preocupações em geral com questões financeiras, estudos, cuidados com…
Independentemente da questão estética, o fato é que o inchaço abdominal é bastante incômodo, não…
Na infância e na adolescência, dormir bem era algo natural e não exigia grandes esforços.…