Antes de falar sobre como combater as infeções que podem surgir nas vias respiratórias, é preciso entender o que é uma infecção, e o que pode causá-la.
A infecção respiratória geralmente é provocada por microrganismos (vírus, bactérias ou fungos) que provocam diferentes tipos de sintomas como coriza, espirros, tosse, febre ou dor de garganta. Ela surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores (como narinas, garganta ou seios paranasais), até as vias aéreas inferiores (como brônquios e pulmões).
Partindo dessa primícia, que tal aprender um pouco sobre como realmente podemos combater essas infecções? Vamos lá!
Nesse artigo você vai encontrar:
Durante os períodos mais frios do ano, é muito comum o surgimento desse tipo de infecção, já que existe uma tendência das pessoas de procurarem ambientes fechados para se protegerem do frio.
Por isso, no inverno o cuidado deve ser dobrado, procurar sempre lugares mais arejados, com bastante ventilação.
As infecções das vias aéreas superiores são as mais comuns e costumam ser muito contagiosas, sendo facilmente propagadas em locais com aglomerações de pessoas, como escolas, creches ou no ônibus, por exemplo. Já as infecções de vias aéreas inferiores costumam ser mais graves e atingem pessoas com maior risco, como os bebês, as crianças, os idosos e em pessoas com a imunidade comprometida.
Para diagnosticar a infecção respiratória, geralmente é necessária a avaliação do médico, que irá identificar os sintomas e fazer o exame físico. Em casos de suspeita de infecções mais graves, como pneumonia ou tuberculose, ou quando há dúvidas da causa, pode ser necessário a realização de exames, como raio-X de tórax, hemograma ou teste do escarro, para identificar o microrganismo que gerou a infecção e assim decidir pelo tratamento mais indicado.
O tratamento da infecção respiratória depende da sua causa e da gravidade da infecção. Assim, geralmente, é indicado repouso, uso de analgésicos e antitérmicos. Além disso, pessoas internadas no hospital podem necessitar de fisioterapia respiratória para fazer a retirada das secreções pulmonares e assim aliviar o desconforto que a doença provoca.
Para evitar as infecções respiratórias, é recomendado evitar locais aglomerados, o contato com pessoas infectadas, sempre lavar as mãos e evitar colocar objetos no nariz ou boca, pois são as principais formas de contágios.
Além disso, ao persistir os sintomas, deve procurar um médico especialista (otorrino). A boa notícia é que você pode encontrar no CEVISA, no CENTRO MÉDICO. Para agendar uma consulta é só ligar para (19) 3858.5918.
Até a próxima!
O excesso de peso corporal vem se tornando um problema cada vez maior na vida…
Parecia que estava tudo bem até finalmente conferir os resultados dos exames laboratoriais e seu…
Seja para fazer as atividades domésticas, caminhar, dirigir, carregar peso e, especialmente, durante o trabalho,…
Excesso de atividades diárias, de trabalho, preocupações em geral com questões financeiras, estudos, cuidados com…
Independentemente da questão estética, o fato é que o inchaço abdominal é bastante incômodo, não…
Na infância e na adolescência, dormir bem era algo natural e não exigia grandes esforços.…