Sim, é exatamente isso que você acabou de ler: dia internacional de atenção a gagueira. Mas, porque temos um dia totalmente voltado para esse assunto?
Nesse artigo você vai saber um pouco sobre
Vamos a leitura!
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira surgiu em 1998, uma iniciativa conjunta da International Fluency Association (Associação Internacional da Fluência – IFA) e International Shuttering Association (Associação Internacional de Gagueira – ISA). O Brasil participa das campanhas do Dia Internacional de Atenção à Gagueira desde a primeira edição, em 1998. Os principais núcleos que promovem esta data no país são: a Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) e o Instituto Brasileiro de Fluência.
Anualmente, em 22 de Outubro, se tem o costume de dar uma atenção maior a essa dificuldade da fala. A data tem por objetivo informar as pessoas sobre o que é a gagueira e como ser tratada. Primeiramente vamos entender, o que é a gagueira?
Por ser considerada um distúrbio ou transtorno na temporalização da fala que afeta a fluência e a comunicação, a principal característica de uma pessoa que possui esse transtorno é a dificuldade em finalizar o som de uma palavra e começar uma próxima palavra logo em seguida, muitas vezes repetindo a mesma sílaba. A temporalização significa o tempo de execução dos sons, das sílabas, palavras e frases.
Já a fluência representa a suavidade e a facilidade com que os sons, sílabas, palavras e frases são produzidas ao longo da fala. Nesse caso, pessoas que possuem gagueira, a produção da fala é trabalhosa, e a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases não é automática ou espontânea.
A maioria das crianças (entre 3 a 5 anos), quando estão aprendendo a falar, apresentam alguns sintomas da gagueira. Nesse caso, não há motivos para preocupação, pois é normal, e trata de uma fase de adaptação e aprendizado da comunicação e início da fluência. Então, quais seriam os sintomas da gagueira?
Atualmente a gagueira é vista pela ciência como um distúrbio causado por diversos fatores. Aguns desses fatores são:
Os sintomas são, em sua maioria, bem conhecidos de todos. São eles:
Por fim, como deve ser tratada uma pessoa que possui gagueira?
O profissional especializado em tratar pessoas com gagueira é o fonaudiólogo. Entretanto, é importante que se deva notar algumas características antes de procurar um profissional. São elas:
E em relação ao tratamento, como se deve agir?
A natureza dos tratamentos deve ser compatível com a idade da pessoa e com os objetivos de comunicação de cada um. Embora muitos procurem a ajuda de um pscicólogo, este não está instrumentalizado para o tratamento da gagueira, uma vez que gagueira não se trata de distúrbio emocional. Claro que uma ajuda de um bom psicólogo poderá trazer bons resultados para a autoestima e autoimagem da pessoa. Mas, um profissional realmente capacidade para o tratamento de gagueira é o fonaudiólogo.
Existem vários níveis de gravidade para a gagueira, dependendo do caso e do diagnóstico precoce, é possível fazer sessões de tratamento com um fonoaudiólogo, para exercitar e praticamente curar o problema. No entanto, se o tratamento for iniciado muito tardiamente, torna-se difícil reverter o distúrbio.
A boa notícia é que, no CENTRO MÉDICO CEVISA possui profissionais capacitados para atuar nesse tipo de dificuldade. Para agendar um horário com um de nossos fonoaudiologistas é só clicar aqui.
Até a próxima!
O excesso de peso corporal vem se tornando um problema cada vez maior na vida…
Parecia que estava tudo bem até finalmente conferir os resultados dos exames laboratoriais e seu…
Seja para fazer as atividades domésticas, caminhar, dirigir, carregar peso e, especialmente, durante o trabalho,…
Excesso de atividades diárias, de trabalho, preocupações em geral com questões financeiras, estudos, cuidados com…
Independentemente da questão estética, o fato é que o inchaço abdominal é bastante incômodo, não…
Na infância e na adolescência, dormir bem era algo natural e não exigia grandes esforços.…