Você sabia que a insônia é muito mais comum entre as pessoas? De acordo com a Associação Brasileira do Sono, de cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia
distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado. Nesse artigo vamos falar sobre:
• que é a insônia
• As causas
• Sintomas
• Tipos de tratamentos
• Onde encontrar ajuda
O que é Insônia?
A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal.
A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação. Mas, então o que causa a insônia?
As causas
As causas mais comuns de insônia são:
- Estresse
- Ansiedade
- Depressão
- Mudança no ambiente ou horário de trabalho
- Maus hábitos de sono
- Medicações
- Cafeína, nicotina
- Comer muito tarde
- Idade
Fatores de risco
Muitas pessoas podem apresentar um quadro de insônia ocasionalmente. Mas o risco de insônia é maior em:
• Pessoas do sexo feminino. As mulheres são muito mais propensas a sofrer de insônia, principalmente por causa de mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e na menopausa.
• A insônia também é comum com a gravidez.
• Pessoas acima dos 60 anos de idade, devido principalmente às alterações nos padrões de sono e a problemas de saúde.
• Pessoas com algum distúrbio de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e o transtorno de estresse pós-traumático são mais propensas a apresentar insônia.
• Pessoas sob estresse. Fatos estressantes podem causar insônia temporária. Trabalhar à noite ou viajar a trabalho, que envolva trocas frequentes de fuso horário.
Mas, e como detectar se uma pessoa estar com insônia?
Pode parecer óbvia a resposta, mas existem alguns sintomas que não são muito populares, o que faz com que o mesmo não seja levado em consideração numa autoanálise.
Vamos aos sintomas:
Sintomas de Insônia
Os principais sintomas de insônia podem incluir:
Dificuldade para adormecer à noite
Despertar durante a noite
Despertar muito cedo
Não se sentir descansado após uma noite de sono
Cansaço ou sonolência diurna
Irritabilidade, depressão ou ansiedade
Dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante
Aumento do risco de acidentes
Dores de cabeça localizadas
Problemas gastrointestinais
Preocupações contínuas com o sono
Uma pessoa com insônia, muitas vezes, pode levar 30 minutos ou mais para adormecer e pode dormir por apenas seis horas ou menos a partir de três noites por semana por mais de três meses.
Buscando tratamentos:
Tratamento de Insônia
Uma mudança nos hábitos de sono e tratar as causas subjacentes da insônia, como condições médicas ou medicamentos, pode restaurar um padrão de sono saudável em muitos pacientes. Se essas medidas não funcionarem, o médico pode recomendar medicamentos para ajudar com o relaxamento e na readequação do sono.
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se auto medique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Buscando ajuda médica:
Os profissionais adequados
Se você tiver sintomas de insônia e eles estiverem prejudicando suas atividades diárias e seu desempenho no trabalho ou nos estudos, procure um especialista para determinar o que pode estar causando o problema e saber como ele pode ser tratado.
Onde encontrar ajuda?
Entre as especialidades que podem diagnosticar insônia estão:
Clínica médica
Neurologista
Medicina do sono
Psiquiatria.
A boa notícia é que você pode encontrar esses profissionais no CENTRO MÉDICO CEVISA. Para agendar uma consulta é só acessar aqui.
Até a próxima!